sexta-feira, 22 de abril de 2011

CONTORCIONISMO - ARTE E TÉCNICA CIRCENSE

revistaepoca.globo.com


VOCÊS SABEM COMO SURGIU O CONTORCIONISMO, PITUXOS E PITUXAS ( AMIGUINHOS E AMIGUINHAS) ?
 
             NÃO ? NÃO ? NÃO ? NÃO ?

  COM CERTEZA VOCÊS JÁ VIRAM EM ALGUM CIRCO , EM SHOWS DE MÁGICAS , SHOWS MUSICAIS , NO CINEMA , TEATRO E TELEVISÃO .  ALGUÉM ENTRAR DENTRO DE UMA CAIXA BEM PEQUENA , OU VER UMA PESSOA SE DOBRAR INTEIRA PARECENDO ATÉ DE BORRACHA  NÉ ?            


acores.net



ESSA ARTE SE CHAMA CONTORCIONISMO !!!

 ELA ENVOLVE MUITAS FLEXÕES E TORÇÕES NO CORPO HUMANO , POR ISSO OS ARTISTAS QUE SE DEDICAM A SE  TORNAREM FAMOSOS   CONTORCIONISTAS PRECISAM DE MUITO TREINO...HAJA TREINO....... RS RS RS !
 


       
               MAS QUAL É A ORIGEM DO CONTORCIONISMO ???


 POR MEIO DE ESCULTURAS E ILUSTRAÇÕES MUITO ANTIGAS , TEMOS ALGUMAS REFERÊNCIAS QUE MOSTRAM QUE TAL ARTE TEVE ORIGEM NO EGITO, GRÉCIA E ROMA. PRINCIPALMENTE NO CIRCO ROMANO TEVE UM GRANDE IMPULSO E COM CERTEZA O MAIOR MOTIVO DO SUCESSO PERMANECER ATÉ NOS DIAS DE HOJE. MAS NEM SEMPRE FOI ASSIM ...NO PASSADO TAIS ARTISTAS QUE PARECIAM NÃO TEREM OSSOS , ERAM  VISTOS DE FORMA MUITO PRECONCEITUOSA , SENDO ATÉ COMPARADOS A ANIMAIS. AINDA BEM QUE TUDO ISSO JÁ PASSOU E A ARTE MARAVILHOSA E MUITAS VÊZES PENOSA DA CONTORÇÃO DEU A VOLTA POR CIMA E HOJE EM DIA FAZ MUITO SUCESSO EM CIRCOS POR TODO O MUNDO !!!



entremundos.com.br


 MAS O QUE SE PRECISA PARA SER TORNAR UM GRANDE CONTORCIONISTA???


TER UMA  CAPACIDADE IMENSA PARA SE DOBRAR DE MODO INCOMUM É VITAL , QUER DIZER O ARTISTA TEM QUE DOBRAR SUAS ARTICULAÇÕES DE MODO NADA CORRIQUEIRO ....SER DE  " BORRACHA " , SE DOBRAR , FICAR HORAS EM POSIÇÕES MUITO DIFÍCEIS , ENCOLHIDO , PRATICAR MUITA FLEXIBILIDADE E ELASTICIDADEISSO EXIGE MUITO ESFORÇO E MENTAL , ALÉM DE CONCENTRAÇÃO , TREINO , HORAS DE DEDICAÇÃO , ALÉM DE DORES POR TODO O CORPO . ISSO É SÓ O COMEÇO ...


mdig.com.br

.
 DIZEM QUE A GENÉTICA AJUDA EM MUITO TAIS ARTISTAS  , E É  LÓGICO QUE MUITO TREINO É NECESSÁRIO : AS CRIANÇAS A PARTIR DOS 7 ANOS JÁ PODEM OBTER MUITO SUCESSO NESSA PRÁTICA E NUNCA DEVEM  PARAR DE TREINAR  , PORQUE LÁ PELOS 13 ANOS O CORPO SE TORNA MAIS " DURO " , E A MISSÃO SE FICA QUASE IMPOSSÍVEL  DE SER TORNAR UM BOM CONTORCIONISTA !




noticias.uol.com.br


ALGUNS MOVIMENTOS MAIS FAMOSOS DA CONTORÇÃO SÃO : 
 
 
CONTORÇÃO FRONTAL  : O ARTISTA FLEXIONA O TRONCO SOBRE AS PERNAS ESTENDIDAS OU ATÉ MESMO  PODE COLOCAR AS 2 PERNAS ATRÁS  DO PESCOÇO !!!!

CONTORÇÃO CAUDAL : O ARTISTA COLOCA OS PÉS NA CABEÇA. PODENDO VIRAR TRONCO E QUADRIL, É UMA POSIÇÃO MUITO COMUM E TAMBÉM MUITO ENGRAÇADA !!!
DENTRO DE CAIXAS : ESSA É UMA POSIÇÃO DIFÍCIL, ONDE O ARTISTA TME QUE SE DOBRAR TODO DENTRO DE UMA CAIXA MUITO PEQUENA , ELE COLOCA A CABEÇA ENTRE OS JOELHOS , REALMENTE TAL POSIÇÃO É ESPETACULAR !
 
 
revistaepoca.globo.com


 NOS GRANDES E MODERNOS CIRCOS DA ATUALIDADE SE USAM MUITOS 
 
ARTIFÍCIOS PARA O SHOW FICAR  ATRATIVO E INESQUECÍVEL.. LUZES , FUMAÇA 
 
PERFUMADA , FIGURINO IMPECÁVEL, MÚSICA MARAVILHOSA . BOLAS DE SABÃO, 
 
ATÉ RAIO LASER , ENFIM TUDO PARA MARAVILHAR A PLATÉIA QUE SEMPRE 
 
VOLTARÁ !!!
 
 
 
VEJAM UNS VÍDEOS BEM LEGAIS DE CONTORCIONISMO ,OK?  NÃO SE ESQUEÇAM 
 
DE COMENTAREM O ASSUNTO . 
 
CURUPACO PAPACO PAPACO ... BJS DO XIXI !!!




Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contorcionismo
http://nolimits.terra.com.br/2009/08/a-primeira-vista-eles-parecem-feitos-de-borracha/





Nenhum comentário:

Postar um comentário